26.9.05

Blackmagic

A Blackmagic Design é fabricante de algumas das placas de captura de vídeo mais interessantes do momento. Quem já está neste ramo há algum tempo, sabe que placas profissionais, sem compressão, costumavam custar alguns milhares de dólares. E tinham inúmeras restrições quanto a hardware, codecs, formatos... o que geralmente resultava em ilhas de edição com configurações pouco flexíveis. A linha Decklink, da Blackmagic, entretanto, está provando que é possível a existência de placas de alta qualidade a um preço extremamente acessível. Os seus preços começam em US$ 295. E placas para captura em HD custam apenas US$ 595. Com o interessante detalhe que todas estas placas suportam vídeo sem compressão a 10 bits de cor. Isto se traduz em uma qualidade de imagem bastante superior. É também possível baixar e instalar o codec Blackmagic, para uso em máquinas que não tenham a placa instalada.
É uma excelente opção, inclusive para se utilizar como formato de armazenamento ou formato intermediário em estruturas de pós-produção que nem sequer tenham esta placa. O que, a estes preços, convenhamos, é sovinice...
Só falta esclarecer por que estas placas chegam ao Brasil custando mais que o dobro do preço. Provavelmente culpa dos impostos. O que não diminui o absurdo.