11.4.06

Render passes

Tenho dedicado várias noites ao estudo dos render passes. Que vem a ser a técnica de efetuar o render das cenas em 3D com todos os seus elementos em separado: sombras, luzes, texturas, profundidade, brilhos. O 3ds Max tem há várias versões o Render Elements, que é um tipo de implementação disto. Mas o conceito de render passes vai bem mais além, e inclui muito mais conceitos.
O potencial desta técnica é verdadeiramente enorme, principalmente no que diz respeito à flexibilidade para ajustes das imagens sintéticas já nos softwares de composição, sem precisar refazer o render 3D. É muito mais interactivo. E à medida em que os renders se tornam mais complexos, com a introdução de cálculos de Iluminação Global, por exemplo, e os tempos de render por frame sobem absurdamente, é ótimo poder ajustar toda a imagem sem precisar recorrer ao software 3D novamente.
Imagine uma animação de 30 segundos em que a versão final tem um tempo de render de 15 minutos por frame. E é necessário fazer um ajuste nas sombras de todos os objectos. Poder ajustar as sombras no software de composição, com visualização quase em tempo real, é um achado. E isso é só uma das coisas mais simples que se pode fazer com um render em passes. Alguns softwares de composição permitem até mesmo refazer a iluminação da cena, desde que lhe sejam fornecidos os passes necessários.