19.7.06

Blender: Software 3D gratuito


Há cerca de 3 anos tive meu primeiro contacto com o Blender. Na época, ainda em sua primeira versão, foi um software que não me chamou a atenção. Mas a última versão está tão diferente que vale a pena dar uma nova chance a este software.
Para começar, o Blender é gratuito e Open Source. Tem uma comunidade de artistas e programadores bastante activa. Tem sido desenvolvido a partir das experiências dos seus usuários.
Desenvolver um software gráfico Open Source é uma tarefa complicada. Desnvolver um software 3D é uma tarefa muito complicada. Agora, experimente misturar as duas coisas.
O projecto do Blender vinha sendo desenvolvido da melhor maneira possível por esta comunidade, portanto, mas faltava o teste final. Precisava ser usado em uma produção grande, que gerasse problemas reais de workflow, desafios a serem enfrentados e resolvidos. Isto aconteceu através do projecto Orange, que realizou o curta Elephants Dream. Segundo seus criadores, foi o primeiro curta a ser integralmente realizado exclusivamente com ferramentas Open Source.
Muitos dos desafios impostos pela produção deste curta resultaram em features já presentes na actual versão do Blender. Entretanto, a próxima versão, ao que parece, irá ser a consequencia mais directa e completa do conhecimento gerado pela produção de Elephants Dream.
O Blender é no momento um software relativamente maduro, com uma lista de features impressionante, e, mais importante, capaz de produzir resultados equivalentes aos dos softwares comerciais. É verdadeiramente incrível que tudo o que este programa é capaz de fazer esteja compactado em 10MB de software gratuito.
Mas o Blender não é perfeito, nem tem vocação para panacéia. Embora seu feature list seja maduro e completo, sua interface ainda não é das mais amigáveis. Melhorou muito em relação ao que eu conhecia, e também me impressionou positivamente, mas ainda está longe de alcançar o nível de outros softwares comerciais neste aspecto específico. Seus autores defendem a interface, afirmando-a como optimizada, não intrusiva e eficiente. Acredito que assim seja para os usuários intermediários e avançados. Mas para iniciantes ou usuários vindos de outros softwares 3D, a interface é um pouco intimidatória. Gera mesmo uma impressão errada. Como os comandos, botões e menus só aparecem quando solicitados ou necessários, à primeira vista o Blender dá mesmo a impressão de não ter os features todos que diz ter. E torna um pouco difícil a exploração inicial do software por novos usuários.
Alguns dirão que estas características não são defeitos. Mas acredito que seja possível construir uma interface profissional sem que ela seja tão inacessível ao iniciante. Outro software 3D gratuito, o Wings 3D, conseguiu superar este desafio com méritos. Ainda que, como atenuante para o Blender, o Wings 3D se dedique exclusivamente à modelagem 3D.
Enfim, basta de conversa. A melhor coisa é fazer o download do programa e começar a experimentar.