18.4.06

Podcasting

O podcasting está recuperando maneiras de obter informacao no momento conveniente. Antes do radio e da televisão, adquiria-se o conteúdo para ter acesso a ele depois. Livros, revistas, discos.

Uma das principais razoes para a mudanca de hábito foi o facto de nao haver método de armazenagem possivel para a televisão e para o radio, no início. Era impossivel armazenar um programa de radio, nos seus primeiros 50 anos, assim como a televisão. Desta forma, criou-se o hábito de estruturar o tempo a volta das transmissoes, que permaneceu mesmo depois do aparecimento de métodos de armazenamento doméstico das transmissões. O conteudo desejado gerenciava o dia. O podcasting muda isso. Os métodos portateis e digitais de armazenamento de audio e video mudam isso. E isso muda a propria natureza e importancia do radio e da televisao. É o time shifting, criado pelo gravador de vídeo e alardeado em sua versão digital pelo Tivo, levado ao extremo, desfazendo de vez a estrutura de grade das mídias tradicionais, criando uma estrutura de menu.

Qual o papel que isto tera no desenvolvimento dessas midias?

A internet tb é atemporal, tb é não linear e assincrona na recuperacao de informacao. Sobraram os meios originais, o radio e a tv, com essa caracteristica.

A tv e o radio se estabeleceram nesta estrutura se baseando em caracteristicas conhecidas das pessoas. As pessoas gostam de ter habitos, de ter rotinas, de saber que algo vai estar la. De saber que em determinado horario, algo vai acontecer.

O podcasting e a internet sao vetores de aquisicoes mais espontaneas de informacao, que exigem mudancas no comodismo das audiencias, mas que aos poucos vão se impor, por suas proprias e particulares vantagens. Principalmente a partir da integração do podcasting e suas variações aos meios tradicionais como a televisão, a partir do barateamento e maior divulgação dos meios de armazenamento digitais, automatizados e programáveis ( esqueça a interface de programação do velho VHS... )

É um assunto que tem MUITO a desenvolver... Particularmente, interesso-me especialmente pelo podcasting como meio de distribuição de conteúdo em vídeo. E ainda ha muitos nichos de mercado a ocupar desta forma.