25.7.06

Convergência

Agora que a Clix lancou o smartv e a PT Multimedia anuncia o upgrade da rede de cabos para suportar IPTV HD dentro de 18 meses, comecam a aparecer questões importantes sobre os desafios empresariais e profissionais que isso pode representar.
O que será da publicidade no mundo da IPTV? É mais um passo no rumo da convergência, e um grande player do mercado poderá definir tudo. O que implantarem em termos de interactividade e recursos vai ser o padrão do mercado. O IPTV traz dentro de sua infra estrutura uma outra novidade. Ou melhor, é sintoma de uma outra coisa: Para suportar IPTV, a capacidade de acesso a Internet vai ser muito aumentada. As velocidades vão se multiplicar (como já estão agora) de forma exponencial As conexões de 1 e 2 mbits já estão obsoletas. O padrao de mercado, neste momento, é 4 mbits. E em mais 18 meses, pode facilmente chegar a 10 megabits. Isso significa a capacidade de streaming em HD, provavelmente. Significa não ter de esperar o inicio de nenhum video ou stream, sendo tudo imediato. Significa poder inserir vídeos nas paginas, comerciais, banners publicitários multimedia, sem medo dos kb. Pensando em megabytes.
Assim se iniciará tambem a convergência de linguagens. As linguagens audiovisual e online irão se aproximar cada vez mais. Qual irá influenciar mais qual, é outra questao. Anos atrás, a internet já influenciou bastante o visual da televisão. Talvez agora venha o troco.
Neste contexto, o Flash e a codificação de vídeos irão desempenhar um papel muito importante. Nao bastará saber produzir o conteudo, será necessario saber em que padrões será entregue, de que forma, como preparar o material, desde o visual ate a codificação final.
Poderá ser bem sucedido quem dominar o processo de levar um conceito de comunicação a este novo terreno, a este novo ambiente.
Mais uma vez, a criação publicitária estabelecida poderá ficar ultrapassada, como ficou no inicio da explosão da publicidade na internet.
Surgirão novos players no mercado da comunicação, e novas oportunidades para quem estiver atento. As empresas de internet mais e mais terão de actuar em conjunto com produtoras de audiovisual, e vice-versa. As agências de publicidade terão de conceber campanhas que funcionem de forma igual nas diferentes mídias, e as interliguem de uma forma mais eficiente que a simples menção.
As agencias de internet menores poderao vir a precisar de "all-rounders", que viabilizem a concorrência nesse mercado novo. Precisam adquirir a cultura do audiovisual. Sair do estático, da interação antiga, para experiencias ricas.
Ao mesmo tempo, as produtoras de audiovisual terao de aprender a desenvolver produtos que viabilizem real interactividade. Pensar produções de forma diferente, não linear.
Ainda há muitas coisas em aberto. Na verdade, no que se refere a linguagem e aos usos que a publicidade fará destes meios, tudo ainda é incerto. O que é facto é que as oportunidades estarão lá, para quem as quiser aproveitar.