18.5.06

Resolução de cinema

Esta semana finalizei meu segundo trabalho com resolução 2K, ou seja, resolução de cinema. Isso significa dizer que a largura de cada frame da animação era de 2 mil pixels.
Trabalhar neste tipo de resolução deve ser cada vez mais frequente. O mercado assim o exige. Frames tão grandes implicam em algumas consequencias:

  • O monitor broadcast não serve pra nada, já que é SD.
  • Os tempos de render são 4 vezes maiores.
  • Detalhes e defeitos que passariam despercebidos em SD, ficam imensos em 2K. Não dá para deixar passar nada
  • A não ser que a máquina seja muto rápida e tenha muita RAM, o software de edição não serve para nada. É preciso editar no compositor.
  • A tela é muito mais "wide". É preciso levar isto em consideração quando se planeia os enquadramentos.
Isso são algumas conclusões mais óbvias e rápidas. Nem entrei ainda mais a fundo na questão da cor. Estes dois trabalhos que fiz eram em animação, e com poucas cores (apenas 3, para ser mais exacto). Como cinema trabalho com uma profundidade de cor muito maior, isto certamente será algo a levar em conta nos próximos trabalhos.
Estas observações iniciais se aplicam tanto a trabalhos de composição e animação em 2D, quanto a trabalhos de animação 3D.