1.8.06

Maya 8 e 3ds Max 9

A Autodesk lançou o 3ds max 9 e o Maya 8. Enquanto o Max 9 já era esperado, o Maya 8 foi uma supresa para muitos. Em foruns como o CGTalk, é frequente a opinião de que a Autodesk deveria ter lançado o Maya com a numeração 7.5 . Não só pelo pouco tempo em relação ao lançamento da versão 7, mas também porque as novidades anunciadas até agora não parecem justificar o avanço de uma versão.
O Max 9, por outro lado, apresenta novidades significativas. De modo geral, parecem voltadas para a melhoria do desempenho de funções já existentes. Como a nova versão do Mental Ray, a 3.5, com uma interface de integração com o Max bastante aprimorada. Há novidades interessantes também nos materiais, no hair e no cloth. Um feature novo que chama a atenção é o conceito de animation layers. Além dos objetos, agora as animações podem também ser subdivididas em layers, com diferentes parâmetros, e dando a opção de activar ou desactivar estas layers conforme a necessidade.
O Maya 8 também traz o Mental Ray 3.5. A novidade mais aguardada pelos usuários de Mac ainda não foi anunciada. É a conversão do código para Universal Binary, a fim de permitir que o software corra em Mac baseados em Intel nativamente. Para já, nem está confirmado nem descartado.
Algo importante a notar nestes lançamentos é que a Autodesk té o momento parece cumprir o que anunciou. Mantém as duas linhagens de software em paralelo, sem mistura-las nem tampouco indicar o fim de nenhuma delas. Também não segmentou as aplicações, destinando-as a mercados diferentes. Tudo permanece como estava.
Ultimamente, havia um rumor que dizia que a empresa iria segmentar sas aplicações 3D por preço, reduzindo o valor da licença do Max e eliminando a versão Complete do Maya, mais barata. Nada disso aconteceu, entretanto.
Isso leva a acreditar que, ou a Autodesk resolveu cumprir à risca a sua promessa (algo que, dado seu tamanho e poder, nem precisaria), ou eles simplesmente ainda não descobriram o que fazer com os dois softwares. Eu aposto na segunda opção.