4.8.06

iPhone?

Não é relacionado com motion graphics (não directamente), mas lá vai. Vou fazer uma aposta.
No sites especializados, tem sido corrente a opinião de que a Apple irá anunciar um telemóvel no WWDC, que se inicia agora. Nos últimos dias, foi anunciada a descoberta de strings de texto relaionadas com telefonia no código do último update do software do Ipod.
Curiosamente, não vi ninguém fazer ainda essa relação, mas vou arriscar, po que me parece natural. O que o Steve Jobs pode anunciar é, na verdade, um acessório para o iPod que o transforma em um telemóvel. Simples.
Fabricantes independentes já lançaram todo o tipo de acessórios para iPods. Rádios, transmissores FM, o que se possa imaginar. Menos um telemóvel. Mas vejamos. Telemóveis são constituídos de baterias, telas, teclados, software, Cartões GSM, antena e alguns circuitos especializados, alguns dos disponíveis capazes de caber na ponta de um dedo. Quantos destes elementos faltam ao iPod?
Basta acrescentar um pequeno dispositivo "plug-in" contendo o cartão GSM, os circuitos próprios e a antena, e pronto. Se quiserem ser um pouco mais sofisticados, bluetooth e activação por voz. Um aparelho com um terço do tamanho dos iPod video actuais resolveria. Conecte ao iPod, e já está. iPhone.
Se a Apple quiser dar um passo além ainda, pode aproveitar e lançar novas versões do iPod, com novidades esperadas como tela maior (algo que também faz parte dos rumores recentes), HD de maior capacidade, Wi-Fi e Bluetooth. Também se especula que possa vir a ter capacidade de rodar jogos.
Ainda não vi ninguem levantar esta possibilidade, nem mesmo nos sites especializados em rumores sobre oo mundo Apple. Mas acredito que é uma forte possibilidade.
Em termos de mercado, seria muito vantajoso. E em termos de design de produto, também. A Apple não precisaria entrar no perigoso jogo das operadoras móveis, que querem uma gorda fatia no faturamento do download de músicas. E que não querem a capacidade de um telemóvel ter na memória músicas que não tenham sido adquiridas por download através dos seus serviços. Esta foi uma das principais razões pelas quais o Motorola Rokr E1 fracassou. Um excelente aparelho, com iTunes, e que naufragou por causa do apetite das operadoras. A Apple poderia, com um lançamento assim, passar ao largo deste apetite, já que o armazenamento de conteúdo estaria garantido pelo iPod e por toda a estrutura comercial já instalada, bem como pelo ciclo habitual de seus proprietários adquirirem música por vias diversas e as adicionarem ao seus iPods via iTunes.
Seria uma jogada de mestre. Se acrescentar um iTunes a um telemóvel não deu certo... acrescenta-se um telemóvel a um iPod.
A Apple poderia vender este acessório em suas lojas, absolutamente independente de operadora, e a preços competitivos. Claro, o catch é que, para usar o telemóvel da Apple, você precisar ter o um iPod de última geração. Mais uma jogada de mestre da Apple, que aumentaria as vendas de iPods, consequentemente.
Basicamente, e resumindo, um pequeno acessório a ser ligado ao iPod, custando talvez menos da metade do preço de um iPod, e que faz com que o usuário tenha em suas mãos um telemóvel da Apple com pelo menos 60Gb de memória para músicas e vídeos. Sem entrar em brigas com operadoras. Sem ter que criar uma linha independente de produtos. Reforçando as vendas do iPod.
Detalhes técnicos. Minhas especulações. Seria baseado nos fones de ouvido da Apple, em uma nova versão que inclua microfone. A operação se faz toda pela tela do iPod e pela clickwheel. Um pouco como acontece em alguns modelos ultra compactos da Nokia. Antena interna no acessório, ou embutida nos fones. Exclusivamente GSM (ou mesmo 3G), para permitir que seja livre de operadora e portanto vendido nas lojas da Apple. Quem quiser, compra o cartão GSM de sua operadora favorita ou usa o que já possui. Também uma prática utilizda pela Nokia em telemóveis topo de gama.
Uma opção um pouco mais ousada, e que não descarto totalmente, seria lançar uma nova linha de iPods, ou renovar a já existente, e em que os mais caros já teriam o telemóvel embutido. Um iPod com a tela maior, sensível a toque, talvez, 80Gb de armazenamento ou mais, e os circuitos do telemóvel já incluídos, bastando inserir o cartão GSM. Na verdade, se a intenção da Apple fosse a de já renovar a linha de iPods, é uma opção que faria bastante sentido.
Seja como for, eu não acredito em um iPhone como um produto independente, não associado ao iPod. O mercado se encaminha para a integração entre telemóvel e player de música digital. Por que a Apple, líder do mercado de música digital, ignoraria esta tendência ao lançar um telemóvel?
Minha aposta está feita. Quando o iPhone for anunciado, veremos.