30.5.06

Empregos, muitos empregos

O AWN tem um excelente site dedicado a carreiras no mundo da animação. É impressionante a quantidade de vagas postadas a cada dia. E tem também um grande número de dicas e informações para ajudar a planear a busca por emprego e a evolução profissional. É raro haver vagas para Portugal, mas bastante frequente aparecer vagas por toda a Europa. Inglaterra e Alemanha lideram.

25.5.06

Belief in After Effects

Pode ser impressão minha, mas acho que há um bocado de preconceito com o Adobe After Effects em Portugal. No mundo inteiro é a ferramenta líder na área de Motion Graphics, mas vejo que por cá tem muita gente que, se puder, passa longe dele. Ainda não sei as razões, no entanto.
Mas, para quem não gosta deste software ou não o acha profissional (afirmação estranha que já ouvi mais de uma vez), aqui vai um link: Belief. After Effects + Cinema4D, em Macs G5.

23.5.06

Tango vs Bravia

A não ser que você tenha andado em outro planeta ultimamente ou em coma profundo, a Sony já deu um jeito de te fazer assistir ao comercial da sua linha Bravia de televisores. Aliás, o making of é excelente. Mas você já assistiu à versão feita pela Tango? Genial.

22.5.06

Feed

A revista Stash lançou o Feed, um blog em que qualquer um pode se candidatar a editor. É voltado a motion graphics, animação e publicidade. A maior inovação é o facto de não ter um moderador ou censor. Quem se candidatar a editor e for aceito, pode postar livremente. Vamos ver que tipo de conteúdo vai sair disso.

18.5.06

Youtube

Cuidado com o Youtube. É altamente viciante.

Resolução de cinema

Esta semana finalizei meu segundo trabalho com resolução 2K, ou seja, resolução de cinema. Isso significa dizer que a largura de cada frame da animação era de 2 mil pixels.
Trabalhar neste tipo de resolução deve ser cada vez mais frequente. O mercado assim o exige. Frames tão grandes implicam em algumas consequencias:

  • O monitor broadcast não serve pra nada, já que é SD.
  • Os tempos de render são 4 vezes maiores.
  • Detalhes e defeitos que passariam despercebidos em SD, ficam imensos em 2K. Não dá para deixar passar nada
  • A não ser que a máquina seja muto rápida e tenha muita RAM, o software de edição não serve para nada. É preciso editar no compositor.
  • A tela é muito mais "wide". É preciso levar isto em consideração quando se planeia os enquadramentos.
Isso são algumas conclusões mais óbvias e rápidas. Nem entrei ainda mais a fundo na questão da cor. Estes dois trabalhos que fiz eram em animação, e com poucas cores (apenas 3, para ser mais exacto). Como cinema trabalho com uma profundidade de cor muito maior, isto certamente será algo a levar em conta nos próximos trabalhos.
Estas observações iniciais se aplicam tanto a trabalhos de composição e animação em 2D, quanto a trabalhos de animação 3D.