25.7.06

Shilo for GAP


A Shilo consegiu renovar alguns elementos gráficos que têm sido usados à exaustão e realizar um comercial para a GAP com um visual muito interessante. Aqui.
É interessante notar como a simples inserção do elemento "hand drawn" renovou o estilo gráfico. E como o uso inusitado desta linguagem ajuda a renovar a imagem da GAP também.


Convergência

Agora que a Clix lancou o smartv e a PT Multimedia anuncia o upgrade da rede de cabos para suportar IPTV HD dentro de 18 meses, comecam a aparecer questões importantes sobre os desafios empresariais e profissionais que isso pode representar.
O que será da publicidade no mundo da IPTV? É mais um passo no rumo da convergência, e um grande player do mercado poderá definir tudo. O que implantarem em termos de interactividade e recursos vai ser o padrão do mercado. O IPTV traz dentro de sua infra estrutura uma outra novidade. Ou melhor, é sintoma de uma outra coisa: Para suportar IPTV, a capacidade de acesso a Internet vai ser muito aumentada. As velocidades vão se multiplicar (como já estão agora) de forma exponencial As conexões de 1 e 2 mbits já estão obsoletas. O padrao de mercado, neste momento, é 4 mbits. E em mais 18 meses, pode facilmente chegar a 10 megabits. Isso significa a capacidade de streaming em HD, provavelmente. Significa não ter de esperar o inicio de nenhum video ou stream, sendo tudo imediato. Significa poder inserir vídeos nas paginas, comerciais, banners publicitários multimedia, sem medo dos kb. Pensando em megabytes.
Assim se iniciará tambem a convergência de linguagens. As linguagens audiovisual e online irão se aproximar cada vez mais. Qual irá influenciar mais qual, é outra questao. Anos atrás, a internet já influenciou bastante o visual da televisão. Talvez agora venha o troco.
Neste contexto, o Flash e a codificação de vídeos irão desempenhar um papel muito importante. Nao bastará saber produzir o conteudo, será necessario saber em que padrões será entregue, de que forma, como preparar o material, desde o visual ate a codificação final.
Poderá ser bem sucedido quem dominar o processo de levar um conceito de comunicação a este novo terreno, a este novo ambiente.
Mais uma vez, a criação publicitária estabelecida poderá ficar ultrapassada, como ficou no inicio da explosão da publicidade na internet.
Surgirão novos players no mercado da comunicação, e novas oportunidades para quem estiver atento. As empresas de internet mais e mais terão de actuar em conjunto com produtoras de audiovisual, e vice-versa. As agências de publicidade terão de conceber campanhas que funcionem de forma igual nas diferentes mídias, e as interliguem de uma forma mais eficiente que a simples menção.
As agencias de internet menores poderao vir a precisar de "all-rounders", que viabilizem a concorrência nesse mercado novo. Precisam adquirir a cultura do audiovisual. Sair do estático, da interação antiga, para experiencias ricas.
Ao mesmo tempo, as produtoras de audiovisual terao de aprender a desenvolver produtos que viabilizem real interactividade. Pensar produções de forma diferente, não linear.
Ainda há muitas coisas em aberto. Na verdade, no que se refere a linguagem e aos usos que a publicidade fará destes meios, tudo ainda é incerto. O que é facto é que as oportunidades estarão lá, para quem as quiser aproveitar.

20.7.06

Top 100 music videos of all time

Uma lista devidamente viabilizada pelo Youtube: Top 100 music videos of all time, na Stylus magazine.

19.7.06

Blender: Software 3D gratuito


Há cerca de 3 anos tive meu primeiro contacto com o Blender. Na época, ainda em sua primeira versão, foi um software que não me chamou a atenção. Mas a última versão está tão diferente que vale a pena dar uma nova chance a este software.
Para começar, o Blender é gratuito e Open Source. Tem uma comunidade de artistas e programadores bastante activa. Tem sido desenvolvido a partir das experiências dos seus usuários.
Desenvolver um software gráfico Open Source é uma tarefa complicada. Desnvolver um software 3D é uma tarefa muito complicada. Agora, experimente misturar as duas coisas.
O projecto do Blender vinha sendo desenvolvido da melhor maneira possível por esta comunidade, portanto, mas faltava o teste final. Precisava ser usado em uma produção grande, que gerasse problemas reais de workflow, desafios a serem enfrentados e resolvidos. Isto aconteceu através do projecto Orange, que realizou o curta Elephants Dream. Segundo seus criadores, foi o primeiro curta a ser integralmente realizado exclusivamente com ferramentas Open Source.
Muitos dos desafios impostos pela produção deste curta resultaram em features já presentes na actual versão do Blender. Entretanto, a próxima versão, ao que parece, irá ser a consequencia mais directa e completa do conhecimento gerado pela produção de Elephants Dream.
O Blender é no momento um software relativamente maduro, com uma lista de features impressionante, e, mais importante, capaz de produzir resultados equivalentes aos dos softwares comerciais. É verdadeiramente incrível que tudo o que este programa é capaz de fazer esteja compactado em 10MB de software gratuito.
Mas o Blender não é perfeito, nem tem vocação para panacéia. Embora seu feature list seja maduro e completo, sua interface ainda não é das mais amigáveis. Melhorou muito em relação ao que eu conhecia, e também me impressionou positivamente, mas ainda está longe de alcançar o nível de outros softwares comerciais neste aspecto específico. Seus autores defendem a interface, afirmando-a como optimizada, não intrusiva e eficiente. Acredito que assim seja para os usuários intermediários e avançados. Mas para iniciantes ou usuários vindos de outros softwares 3D, a interface é um pouco intimidatória. Gera mesmo uma impressão errada. Como os comandos, botões e menus só aparecem quando solicitados ou necessários, à primeira vista o Blender dá mesmo a impressão de não ter os features todos que diz ter. E torna um pouco difícil a exploração inicial do software por novos usuários.
Alguns dirão que estas características não são defeitos. Mas acredito que seja possível construir uma interface profissional sem que ela seja tão inacessível ao iniciante. Outro software 3D gratuito, o Wings 3D, conseguiu superar este desafio com méritos. Ainda que, como atenuante para o Blender, o Wings 3D se dedique exclusivamente à modelagem 3D.
Enfim, basta de conversa. A melhor coisa é fazer o download do programa e começar a experimentar.

17.7.06

PT Multimedia e HDTV

A PT Multimédia anunciou que vai lançar um serviço de IPTV em HD, para concorrer directamente com o SmarTV, da Clix. Estou preparando um post mais elaborado sobre o assunto e sobre suas possíveis consequencias sobre a publicidade. E não são poucas. A notícia está aqui.

11.7.06

Antes que seja tarde

Esta semana, a RTP2 está passando, às 0h30, curtas do festival do Vila do Conde.